segunda-feira, 21 de junho de 2010

Saramago não morreu

Fisicamente, José Saramago morreu no dia 18 de Junho, aos 87 anos de idade de pneumonia crônica. Faleceu no lugar que amava e com quem amava, em Lanzarote, em sua casa, na presença de sua esposa. Mas, como dizia Saramago: "Fisicamente, habitamos um espaço, mas, sentimentalmente, somos habitados por uma memória.".
Por isso, sentimentalmente ele não nos deixou, estará sempre marcado em nossa memória. Espero que seus pensamentos sirvam para todos como ensinamento, para que um dia voltemos a enxergar, como os personagens de sua obra mais conhecida[Ensaio sobre a Cegueira] conseguiram. Acho que um dos seus desejos seria que saíssemos dessa escuridão, desse caos global que criamos, onde reina a hipocrisia. Como disse o autor, nessa mesma obra: "Penso que não cegámos, penso que estamos cegos, Cegos que veem, Cegos que, vendo, não veem”.

Será que precisamos ficar cegos para enxergar o que não queremos ver e por isso não enxergamos?
Ainda tenho esperanças que um dia, não só enxerguemos as mazelas do mundo, mas que façamos cada um e todos um pouco para tentar mudar esse sistema perverso e destruidor.

"Levei a minha vida a olhar para dentro dos olhos das pessoas, é o único lugar do corpo onde talvez ainda exista uma alma"  Saramago.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores